logo

11ª Conferência FAPESP 60 anos: Riscos à Democracia



As democracias correm risco de ruptura e de retorno a sistemas autoritários? Ou as democracias vão apenas morrendo lentamente, sem que seja possível perceber um ponto específico de ruptura? Como podemos identificar se um sistema democrático está em risco? É possível que sistemas políticos mantenham eleições regulares e deixem de ser democráticos? É possível que líderes autoritários sejam bemsucedidos em seus esforços para restringir a participação democrática e a sobrevivência da oposição política?

A 11ª Conferência discutirá questões cruciais. Embora esse desafio não seja especificamente brasileiro, a conferência estará centrada nos riscos à democracia no Brasil e em como identificar seus sintomas.

O tema central são as evidências disponíveis para avaliarmos a possibilidade de uma ruptura democrática em países como o Brasil.

Abertura
Ronaldo Aloise Pilli, Vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP

Moderador
Marta Arretche, Coordenação Adjunta - Ciências Humanas e Sociais da FAPESP e Depto. de Ciência Política/USP

Conferencistas


Maria Herminia Tavares de Almeida, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP)
Cientista política, socióloga, professora titular de Ciência Política da USP, foi diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política e da Latin America Studies Association. Suas pesquisas estão no campo das políticas públicas e instituições políticas, opinião pública e política externa.

Oscar Vilhena, Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV, foi procurador do estado de São Paulo, diretor executivo do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e fundador da Conectas Direitos Humanos. Suas pesquisas estão no campo do direito constitucional, direito e desenvolvimento e direitos humanos.

 

INSCRIÇÕES

 

 

Envie sua pergunta para conferencias60anos@fapesp.br

As perguntas serão respondidas durante o evento.

Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos on-line.

 

Acompanhe a agenda de celebração dos 60 anos da FAPESP: https://60anos.fapesp.br