O financiamento e a gestão do patrimônio cultural são desafios complexos, que envolvem diálogo entre esferas governamentais, privadas e a sociedade civil. A pandemia da COVID-19 trouxe os riscos para o curto prazo. A 7ª Conferência FAPESP 60 anos reunirá gestores de alto nível em um debate sobre modelos de gestão e proteção do patrimônio, o seu papel social e estratégias de ampliação de acesso público.
Abertura: Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP
Moderador: Renata Vieira da Motta, Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM/Brasil)
10h18 - CARLOS AUGUSTO MACHADO CALIL
Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é cineasta, ensaísta, editor de livros sobre cinema, fotografia, teatro, história e literatura. Dirigiu a Embrafilme, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural de São Paulo. Foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, em gestão marcada pela valorização dos equipamentos públicos.
10h48 - NIVALDO VIEIRA DE ANDRADE JR.
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), pós-doutor pela École d’Urbanisme de Paris. Foi Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e é membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
11h18 PERGUNTAS E RESPOSTAS
Envie sua pergunta para conferencias60anos@fapesp.br
As perguntas serão respondidas durante o evento.
Não haverá emissão de certificados/declaração de presença para os eventos transmitidos on-line
Acompanhe a agenda de celebração dos 60 anos da FAPESP: https://60anos.fapesp.br