logo

Escola FAPESP 60 Anos: Ciências Exatas, Naturais e da Vida



Edital para Seleção de Participantes da "Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida"


Objetivos

No âmbito das atividades de comemoração do 60º aniversário da FAPESP, será realizada a “Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida” voltada para pesquisadores de pós-doutorado que atuam no Brasil nessas áreas do conhecimento. Em princípio, o evento será presencial e seguirá os protocolos sanitários do estado de São Paulo. Dependendo das condições sanitárias relacionadas à Covid-19, o evento poderá vir a ser realizado completamente em formato online. O idioma da Escola será o inglês.  Os selecionados através deste Edital deverão apresentar comprovante de esquema vacinal completo para a Covid-19 para participação no evento presencial.

O que é?

Com base na experiência prévia da FAPESP com o programa “Escola São Paulo de Ciência Avançada” (espca.fapesp.br) e, a nível internacional, no “Lindau Nobel Laureate Meetings” (www.lindau-nobel.org), a FAPESP realizará o evento presencial denominado: “Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida”, de 7 a 10 de agosto de 2022, com o objetivo de oferecer a bolsistas de pós-doutorado de todo o país que atuam nas áreas de conhecimento acima mencionadas a oportunidade de: 

 - conhecer a pesquisa desenvolvida por lideranças científicas do Brasil e do exterior em várias áreas do conhecimento. 

- conhecer suas trajetórias acadêmicas para entender melhor como suas linhas de pesquisa foram estabelecidas e quais são os grandes desafios em suas áreas de conhecimento. 

- apresentar seus trabalhos em forma de pôsteres para um conjunto de especialistas de suas áreas e de áreas correlatas. 

- interagir com os pesquisadores nacionais e estrangeiros de modo a estabelecer laços profissionais duradouros.

A programação da Escola incluirá a participação de convidados do Brasil e exterior com destacada atuação em suas áreas de conhecimento (ver relação em “Convidados”) que apresentarão conferências sobre seus mais significativos resultados de pesquisas e que deverão interagir de maneira informal com os participantes, durante os espaços de discussão previstos na programação dos eventos.

Para quem é?

A “Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida” contará com 60 participantes, sendo elegíveis bolsistas de pós-doutorado financiados por agências de fomento que atuam no Brasil nas áreas do conhecimento de abrangência da Escola (Ciências Exatas, Naturais e da Vida) de todo o território nacional.

Quando e onde?

A “Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida” será realizada de 7 a 10 de agosto, no Hotel Fazenda Dona Carolina (www.hotelfazendadonacarolina.com.br), localizado em Itatiba, SP, desde que as condições sanitárias relacionadas à Covid-19 permitam e de acordo com os protocolos sanitários do estado de São Paulo.  

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 10 de maio a 10 de junho de 2022 por meio de preenchimento de formulário eletrônico disponível em https://eventos.galoa.com.br/fapesp-60anos-exatas/.

Como será o financiamento?

A FAPESP arcará com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos participantes selecionados. O financiamento não implica qualquer vínculo institucional com a FAPESP ou remuneração em espécie. Cada participante deverá arcar com os custos de seguro saúde para o período de realização da Escola.

Como será a escolha dos participantes

A Escola destina-se a:

1. oferecer a oportunidade a bolsistas de pós-doutorado de agências de financiamento que atuam no Brasil de conhecerem a experiência acadêmica e profissional de pesquisadores e cientistas bem-sucedidos do Brasil e do exterior

2. discutir os desafios e oportunidades de suas respectivas áreas de atuação

3. estimular o estabelecimento de colaborações nacionais e internacionais

4. oferecer transmissões online das conferências, abertas a todos os interessados

Os 60 participantes da Escola serão selecionados de forma aleatória, mediante sorteio por aplicativo eletrônico, respeitando-se os critérios de impessoalidade, diversidade de gênero e racial, bem como o local de residência e vinculação à FAPESP ou a outras agências de fomento. Uma distribuição equilibrada de bolsistas da FAPESP e de outras agências, bem como de residentes no estado de São Paulo e de outras regiões do país será buscada de forma a viabilizar o princípio da diversidade.

O resultado da seleção dos participantes será divulgado no site do evento (60anos.fapesp.br/escola-exatas) e de seu resultado não caberá recurso.

Quem serão os(as) convidados(as)

1. Ana Domingos, professora associada da Universidade de Oxford, UK e membro do advisory board do periódico Cell Metabolism. Tem contribuições importantes na área de neuroimunometabolismo e suas pesquisas resultaram no desenvolvimento de uma nova classe de compostos anti-obesidade conhecidos como simpato-facilitadores. Conferência: "Neuroimmunometabolism".

2. Barry O’Keefe, diretor do programa “Molecular Targets”do National Cancer Institute/NHI, EUA e especialista na descoberta de compostos bioativos, tendo sido o pioneiro na descoberta de substâncias bioterapêuticas a partir de produtos naturais, especialmente na área de proteínas antivirais. Também é especialista na análise e exploração de interações proteína-ligantes na descoberta de moléculas bioativas. Conferência: "Natural Product Drug Discovery in the 21st Century".

3. Guy Brasseur, Max Planck Institute for Meteorology, Hamburgo. Graduado em Física com interesses de pesquisa em mudanças climáticas, variabilidade climática, relação entre química e o clima, interações entre biosfera e atmosfera, esgotamento do ozônio na estratosfera, poluição atmosférica, entre outros. Conferência: "Living in the Anthropocene". 

4. José Nelson Onuchic, Rice University, EUA. Graduado em Engenharia Elétrica e Física com pesquisa relacionadas à transferência de elétrons em sistemas biológicos e fenômenos relacionados ao enovelamento e função de proteínas e de cromatina. Conference: "The three-dimensional architecture of the human genome: understanding the physical mechanisms controlling gene expression".

5. Osvaldo Novais de Oliveira Jr., Instituto de Física, USP, São Carlos. Físico atuando nas áreas de filmes orgânicos nanoestruturados e processamento de línguas naturais. Conferência: "The Future of Science and Technology with Artificial Intelligence".

6. Virgilio A. F. Almeida, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciências da Computação, UFMG. Doutor em Ciência da Computação e atuação em avaliação de performance e modelagem em larga escala de sistemas distribuídos. Conferência: a ser definida.

Cronograma

Divulgação da chamada

10 de maio de 2022

Data limite para inscrições

10 de junho de 2022

Divulgação dos resultados

17 de junho de 2022

 

Programação da “Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida”

A “Escola FAPESP 60 Anos. Ciências Exatas, Naturais e da Vida” terá duração de quatro dias e contará com conferências, sessões de apresentação e discussão de pôsteres, sessões de conversas informais, além de espaços de discussão de projetos de pesquisa visando o estabelecimento de futuras colaborações. As atividades serão realizadas de acordo com a programação a seguir:

Horário

07/08

08/08

09/08

10/08

9h - 9h45

_____

Conferência 1
Profa. Ana Domingos

Conferência 3
Prof. José N. Onuchic

Conferência 6
Prof. Guy Brasseur

9h45 - 10h15

_____

Discussão

Discussão

Discussão

10h15 - 10h45

_____

Coffee break

Coffee break

Encerramento

10h45 - 11h30

_____

Conferência 2
Prof. Osvaldo Novais Jr.

Conferência 4
Prof. Virgílio Almeida

 

11h30 - 12h

_____

Discussão

Discussão

 

12h - 14h

_____

Almoço

Almoço

 

14h - 15h30

_____

Conversa com convidados

Conferência 5
Dr. Barry O’Keefe

 

15h30 -16h

_____

Coffee break

Coffee Break

 

16h - 18h

_____

Sessão de Pôsteres 1

Sessão de Pôsteres 2

 

19h - 21h

Abertura e confraternização

Atividade Cultural

Atividade Cultural

 

 

Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para escolaFAPESP1@fapesp.br.